Este artigo foi escrito por:
LUIZ DINIZ
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem desenvolvida na década de 1960 pelo psiquiatra britânico Aaron Beck, baseada no princípio de que nossos pensamentos influenciam nossos comportamentos e consequentemente nossos sentimentos.
Todos nós criamos padrões de pensamentos baseados em nossas experiências de vida e estas experiências podem vir carregadas de traumas, percepções negativas ou com fortes cargas emocionais.
Nossos padrões de pensamentos influenciam a maneira como enxergamos o mundo a nossa volta e desta maneira modelam nossas reações e comportamentos.
Por exemplo:
- Se uma mulher pensar que... “os homens são quase sempre mal intencionados em relação às mulheres”... provavelmente se comportará de maneira defensiva e desconfiada em qualquer tentativa de aproximação masculina.
- Uma pessoa que pensa... “Se eu for chamado na sala do meu chefe, é porque fiz algo errado e vou ser demitido”... pode se sentir mal, suar frio ou ficar estressado se o chefe chamar seu nome ou se aproximar dela.
- Se pensamos que... “ser bem sucedido financeiramente é muito difícil... isso é para poucos afortunados”... nosso comportamento será diretamente influenciado por esta crença e provavelmente não conseguiremos nenhum progresso financeiro.
Na verdade, esses padrões de pensamento negativos, também conhecidos como crenças limitantes, podem desencadear transtornos psicoemocionais, se não forem tratados adequadamente.
Na TCC, o terapeuta ajuda o paciente a identificar e reestruturar esses padrões de pensamentos disfuncionais, proporcionando um melhor equilíbrio emocional e uma melhor capacitação para às mais diversas situações do dia a dia do paciente.
A TCC é uma modalidade terapêutica objetiva e pratica indicada para o tratamento de diversos tipos de transtornos como por exemplo ansiedade, depressão, fobias, burnout, TOC, pânico, entre outros.
A TCC utiliza uma ampla variedade de técnicas cognitivas, comportamentais e emocionais, com o objetivo de promover autoconsciência sobre as crenças, atitudes e reações do paciente de maneira que ele alcance autonomia, equilíbrio emocional e auto segurança, que são bases para o bem estar e uma boa saúde emocional.
Esta metodologia terapêutica (TCC), tem uma aplicação de curta duração comparada à outras metodologias mais convencionais, gerando avanços importantes no tratamento do paciente com poucas sessões. Normalmente são aplicadas sessões semanais no início do tratamento podendo, a critério do terapeuta, ser espaçado para sessões quinzenais com a evolução do tratamento.
Se você procura um tratamento objetivo, prático e com resultados rápidos, a TCC é uma excelente opção para você!
ATENÇÃO IMPORTANTE: Este site não fornece atendimento de emergência nem suporte imediato para situações de crise, incluindo ideação ou comportamento suicida. Se você estiver passando por uma crise, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 188 (ligação gratuita) ou acesse www.cvv.org.br. Em casos de urgência, procure o serviço de saúde mais próximo ou dirija-se a um pronto-socorro hospitalar.