Este artigo foi escrito por:
LUIZ DINIZ
A ansiedade é hoje em dia um dos problemas emocionais mais comuns e o Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo com cerca de 9,3% de sua população com este transtorno o que equivale a aproximadamente 20 milhões de pessoas.
A ansiedade se caracteriza por uma sensação de preocupação excessiva fundamentada em algum tipo de medo. A preocupação em si não é necessariamente uma doença ou um transtorno, especialmente se ela é passageira e motivada por algum risco real. No entanto, quando essa preocupação se torna constante e por motivos desconhecidos ou irreais, a pessoa pode manifestar sintomas paralisantes, muitas vezes incapacitantes além de diversos distúrbios físicos conforme descrito abaixo.
O transtorno de ansiedade afeta muitas vezes o equilíbrio da pessoa, seu humor e sua energia dificultando ou mesmo incapacitando a realização de suas rotinas de trabalho, de estudo ou de relacionamento social.
O transtorno de ansiedade tem tratamento e deve ser iniciado o quanto antes possível. Se não tratado, esse transtorno pode se desdobrar em um estado de agravamento, levando a pessoa a depressão, ou a outros distúrbios físicos ou psicopatológicos.
O transtorno de ansiedade quando não tratado adequadamente, pode gerar sintomas:
- FÍSICOS: alteração do batimento cardíaco, da pressão arterial, calafrios, tonturas, sensação de fadiga, problemas gastrointestinais, distúrbios do sono, entre outros
- PSICOEMOCIONAIS: medo, pânico, insegurança, instabilidade do humor, irritabilidade, impaciência,
- COMPORTAMENTAIS: Impulsividade, estado de alerta permanente, procrastinação, dificuldade de relacionamento e comunicação, isolamento.
- COGNITIVOS: dificuldade de concentração, de focar a atenção, problemas de memória, pensamentos intrusivos compulsivos de caráter negativo.
Diante de qualquer sinal do transtorno de ansiedade, procure imediatamente ajuda. Com o tratamento adequado, você será capaz de retomar o controle de suas emoções e uma vida mais tranquila e produtiva.
Se você está lendo este artigo, você já deu o primeiro e mais importante passo, agora siga em frente !! Aqui você vai encontrar a ajuda de que precisa para se livrar destes transtornos e mudar completamente a qualidade de sua vida !
ATENÇÃO IMPORTANTE: Este site não fornece atendimento de emergência nem suporte imediato para situações de crise, incluindo ideação ou comportamento suicida. Se você estiver passando por uma crise, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida, pelo telefone 188 (ligação gratuita) ou acesse www.cvv.org.br. Em casos de urgência, procure o serviço de saúde mais próximo ou dirija-se a um pronto-socorro hospitalar.